Publicado em

Body Shop, Outsourcing e Squad Ágil: entenda a diferença

Essas são três modalidades de trabalho ágil terceirizado que vêm ajudando várias empresas a transformarem os seus desempenhos em todas as áreas.

Melhor comunicação, otimização de processos, hierarquias horizontais, foco em dados e mais resultados. Essas são algumas das metas mais comuns entre times que desejam otimizar sua gestão e desenvolver uma sólida cultura de inovação. 

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre Body Shop, Outsourcing e Squad Ágil. Essas são três modalidades de trabalho ágil terceirizado que vêm ajudando, e muito, várias empresas a  transformarem os seus desempenhos em todas as áreas.

Agilidade: porque sua empresa precisa disso? 

As metodologias ágeis são práticas de gestão que objetivam a entrega organizada, rápida e de alta performance em projetos, produtos e serviços. Com o seu uso, equipes e gestores conseguem uma operação que lida bem com imprevistos, realiza testes rápidos e gera dados com maior clareza. 

Existem diferentes métodos para agilidade. Com certeza, algum se adapta bem ao perfil da sua empresa, da sua equipe e à gestão de projetos. Uma das modalidades mais utilizadas pelo mercado é a terceirização de equipes para ajudar na estruturação de operações e intercâmbio de especialidades.  

Body Shop: o que é e como ajuda a sua empresa? 

O Body Shop é um tipo de trabalho ágil terceirizado por um prazo definido. Nessa forma de gestão, um profissional especialista será direcionado para dentro da empresa contratante para ajudar a alcançar um resultado ou solucionar um problema específico. 

Esse tipo de gestão é muito utilizado por corporações da área de TI e é uma ótima alternativa para empresas interessadas em acompanhar evoluções tecnológicas do mercado, mas que ainda não possuem uma operação totalmente orientada para a agilidade. 

3 benefícios do Body Shop: 

  • Custo-benefício: a contratação de um único profissional especialista para um contrato com prazo definido para a solução de um case específico;
  • Foco no core do negócio: ao contratar profissionais já especializados, além de poupar tempo e dinheiro com as burocracias empresariais, a empresa pode direcionar sua atenção ao seu core business.
  • Mais agilidade: ter um profissional focado em resolver questões pontuais pode otimizar processos e ajudar a não sobrecarregar o restante da operação do cliente contratante. 

Outsourcing: o que é e os seus benefícios

O modelo de Outsourcing é a terceirização de serviços e da gestão. Nesse modelo de trabalho, uma operação especialista fica responsável por um serviço ou projeto, mas não precisa estar necessariamente dentro da empresa contratante. 

Ao contrário do Body Shop, os contratos de outsourcing se adaptam aos projetos de escopo aberto e necessidades de alocação de squads. O outsourcing é usado para a escalabilidade de serviços e produtos.

Benefícios do Outsourcing para as empresas: 

  • Custo-benefício; 
  • Apoio do suporte especializado da empresa contratada; 
  • Aumento da Produtividade e mais agilidade com uma equipe especializada;

Squad Ágil: entenda o que é e como beneficia empresas 

O Squad Ágil é uma forma multidisciplinar de trabalho, que pode ou não ser terceirizada. Normalmente um squad é formado por um time pequeno de profissionais que atuam voltados a um projeto especificamente.

Com a criação de squads, esse time tem autonomia para definir estratégias ao longo do desenvolvimento do projeto, mas obviamente com supervisão de responsáveis mais experientes.

No caso de um Squad Ágil terceirizado, a empresa conta com essa parceria especializada para alcançar objetivos e desenvolver soluções em um prazo definido.  Nesse caso, a empresa contratante pode terceirizar toda a operação ou apenas as funções de gestão como Gestores de Inovação, Product Owners e Product Manager, Consultores Digitais e TI. 

Benefícios do Squad Ágil :

  • Facilidade no intercâmbio de informações e conhecimento entre os times da operação contratante e do squad terceirizado; 
  • Agilidade e entregas contínuas; 
  • Riscos amenizados: com a abordagem multidisciplinar, a troca de informações é contínua.

Como você viu, são várias as formas tornar a sua empresa mais ágil, com ajuda de profissionais e equipes especialistas. O Body Shop, Outsourcing e os Squad Ágeis são três caminhos para gestões com mais performance e resultados, de acordo com a realidade do seu negócio e das suas metas.

O IEBT é uma empresa completa e focada em ajudar negócios que desejam crescer, inovar e fazer história no mercado. Somos especialistas em desenvolver e implementar metodologias, ferramentas e programas que melhoram os resultados de nossos clientes e parceiros. Entre em contato conosco e conheça as possibilidades de futuro para o seu negócio.